INSTITUTO FEDERAL DE SÃO JOÃO DA BOA VISTA GANHA LIVRO DE COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA
04/05/2021 15:58 em Regional

A comunicação e a divulgação científica, através do uso de recursos da linguagem e da tecnologia, foram transformados em livro em São João da Boa Vista. A produção é do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Estado de São Paulo, campus de São João, a partir do grupo de pesquisas aCOMTECe. O grupo é vinculado ao CNPq, o que atesta a seriedade de seus trabalhos, e liderado pela professora e doutora em linguística, Rosana Ferrareto, professora do IFSP São João e do mestrado PROFEPT do IFSP de Sertãozinho. 

A ideia do livro nasceu em abril de 2019 e sua construção deu-se de forma coletiva, cada capítulo tem um ou mais autores membros, o que traz pluralidade ao discurso acadêmico.

Para Rosana Ferrareto, o livro “Linguística Cognitiva e Comunicação Científica” funciona como um mapa para outros grupos de pesquisa, estudantes e interessados na ciência, uma vez que oferece relatos e experiências do grupo, além de teorias sobre os grandes temas tratados: a linguagem, a pesquisa científica, a tecnologia aplicada à pesquisa e a comunicação da ciência. 

 

Programa especial para o Lançamento

 

Enquanto grupo que pesquisa a Comunicação e a Popularização da Ciência, o aCOMTECe prepara para o lançamento do seu primeiro livro um programa especial. Estão previstas participações de grandes nomes do mundo da educação científica, como Gilson Volpato e do mundo editorial, como Antônio Suárez Abreu. Eles ficam responsáveis por tecer algumas discussões, já que os participantes do lançamento receberão certificação. 

Além disso, o evento prevê conteúdos literários, musicais e a presença de parceiros de jornada do grupo aCOMTECe, representantes do IFSP, Unifae, Unifeob, Unesp, e da comunidade externa como o coletivo Café com Ideias e o Equilibriopsiquico. 

O lançamento ocorre nesta quarta feira, dia 5 de maio, às 19h35, no canal do youtube do laboratório do grupo de pesquisas, o Laletec: www.youtube.com/laletec.

O livro “Linguistica Cognitiva e Comunicação Científica” já pode ser adquirido no site da editora Pontes. 

O evento é aberto, certificado e gratuito. 

 

Sobre o aCOMTECe

Grupo de Pesquisas vinculado ao CNPq e formado por universitários, especialistas, mestres e doutores, professores do IFSP-SJBV, que busca educar cientistas para a vida, fazendo da pesquisa científica e da comunicação científica processos de aprendizagem. Estimula a formação integral de novos estudantes pesquisadores e tem como valores a integração, a colaboratividade, a empatia, a autonomia, a inovação e a internacionalização.

O grupo tem site institucional e redes sociais. Você pode buscar por https://acomtece.sbv.ifsp.edu.br/  e por https://www.instagram.com/acomtece/.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!