Coronavírus: Prefeitura de Andradas cria Gabinete de Gerenciamento de Crise
17/03/2020 14:33 em Regional

 

Combate ao COVID-19 - a Prefeitura de Andradas anunciou a criação de um Gabinete de Gerenciamento de Crise para evitar a proliferação do Coronavírus no município. 

Segundo a contagem de agências internacionais aproximadamente seis mil pessoas já morreram por conta da doença até o momento e outras 160 mil foram infectadas em diferentes países. Esta situação foi classificada como “pandemia” pela Organização Mundial de Saúde (OMS). 

Em entrevista coletiva concedida à imprensa no final da tarde desta segunda-feira (16) o Prefeito Rodrigo Lopes apresentou detalhes do decreto que criou este Gabinete. De acordo com ele, várias medidas seriam adotadas de maneira imediata como a suspensão das atividades do Projeto Pró Vida, do Centro de Convivência da Terceira Idade e do Centro Cultural; da realização eletiva de Ultrassom, Eletrocardiograma e Puericultura; das atividades do Setor de Saúde Bucal; da Terapia Ocupacional do CAPS; do transporte para outros municípios de pacientes que realizam tratamentos eletivos e também a suspensão dos atendimentos de fisioterapia e fonoaudiologia prestados pelo CEREST. 

Além disso, a Prefeitura decidiu suspender gradativamente as aulas da Rede Municipal de Ensino, das creches e das escolas e afastar do trabalho presencial os funcionários públicos com idade igual ou maior que 60 anos e as funcionárias publicas gestantes, além de interromper o atendimento presencial ao público dos serviços do Andradas Prev e de fechar o Parque Infantil localizado na Praça Sete de Setembro.

Para evitar grandes aglomerações eventos públicos também estão suspensos por tempo indeterminado. Ao explicar detalhes deste trabalho o Prefeito Rodrigo Lopes destacou que o Gabinete de Gerenciamento de Crise criado conta não apenas com funcionários públicos mas também com participação de representantes da Santa Casa, da Câmara de Vereadores, das igrejas Católica e Evangélica e da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas - ACIRA.

Rodrigo Lopes realçou ainda que a Prefeitura sugerirá as empresas privadas de Andradas que afastem os funcionários com idade igual ou maior que 60 anos e as funcionárias gestantes; a Santa Casa que suspenda os Raios-X eletivos; as escolas particulares que suspendam as aulas; ao Asilo São Vicente de Paulo que não realize ações e festas que gerem aglomeração de pessoas e aos laboratórios que notifiquem o Setor de Vigilância em Saúde Municipal os casos de Coronavírus eventualmente confirmados. 

Destacou também que apesar da suspensão de transporte para tratamento fora do domicílio serão mantidos os transportes de pacientes de oncologia e de hemodiálise. 

Com relação a suspensão gradativa das aulas da Rede Municipal de Ensino, das creches e das escolas, foi informado que aqueles pais que não tem com quem deixar seus filhos terão até o dia 23 de março, próxima segunda-feira, para se programarem. Porém, o conselho é no sentido que as crianças não sejam deixadas com os avós com mais de 60 anos de idade, porque estas pessoas estão no grupo de risco.

A Supervisora da Seção de Planejamento, Convênios e Projetos Pedagógicos Regina Aparecida Cavacini de Lima falou em nome da Secretaria Municipal de Educação e pediu compreensão aos pais neste momento delicado.

A Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde Márcia Fernandes de Andrade Gonçalves destacou que na próxima semana terá inicio em todo o país a Campanha contra a Gripe, que acontece anualmente para combater o vírus influenza. Além de falar sobre a maneira como o trabalho será realizado em Andradas ela também pediu para que a população e a imprensa evitem propagar notícias falsas a respeito do Coronavírus no município.

A Presidente da Associação Comercial, Industrial e Rural de Andradas, ACIRA, Rosana Aparecida Sibila Fraga de Souza, falou sobre a preocupação com os comerciantes e comerciários que atendem diretamente o público todos os dias. De acordo com ela, fica difícil traçar diretrizes para as diferentes realidades encontradas no município, mas o bom senso deve prevalecer em todas as situações.

Para o Cônego Simão Cirineo, pároco da Paróquia de São Sebastião, o momento é de reforçar a fé e dos fiéis serem obedientes e disciplinados. 

Pastor Isaqueu Mendes de Freitas, representante das Igrejas Evangélicas de Andradas, falou que as recomendações feitas pela Prefeitura serão transmitidas aos lideres das igrejas e explicou, inclusive, que eventos que aconteceriam nos próximos dias já estão sendo cancelados. 

O Vereador e Presidente da Câmara de Andradas Carlos Roberto da Silva destacou que as mesmas medidas adotadas pela Prefeitura serão adotadas pelo Poder Legislativo local e lembrou que por tempo indeterminado eventos não poderão ser realizados na Casa. 

Durante a entrevista coletiva um assunto ganhou grande destaque: a presença em Andradas durante o último final de semana de um homem que mora em São Paulo e que teve confirmado o teste de Coronavírus depois que ele retornou para casa. 

Participaram do evento aproximadamente 90 pessoas, sendo que destas 67 moram em Andradas. De acordo com a Gerente da Divisão de Vigilância em Saúde Aparecida de Fátima Silva de Carvalho, a Irmã Fátima, todas serão monitoradas a partir de agora e o conselho é para que fiquem em casa pelas próximas duas semanas.

O Médico e Diretor da Santa Casa de Misericórdia de Andradas Dr. Cláudio Vergueiro Costa destacou que a doença é motivo de atenção, mas não de pânico, e falou que os casos assintomáticos são os que mais preocupam. De acordo com ele a população deve se prevenir evitando contatos físicos. 

Confira a matéria completa...

 

 

O Gabinete de Gerenciamento de Crise criado para evitar a proliferação do Coronavírus recomenda também que todos higienizem frequentemente as mãos com água e sabão ou álcool gel 70%; usem lenços de papel e os descartem adequadamente; evitem o compartilhamento de copos e vasilhas; estimulem o uso de recipientes individuais para o consumo de água, evitando o contato direto da boca com as torneiras dos bebedouros; mantenham portas e janelas abertas, propiciando a ventilação natural nos ambientes; evitem atividades que envolvam grandes aglomerações em ambientes fechados, mantenham a atenção naqueles que vierem a apresentar febre e sintomas respiratórios como tosse e coriza e também adotem uma espécie de “etiqueta respiratória” contendo um conjunto de medidas comportamentais que devem ser tomadas ao tossir ou a espirrar. 

No caso dos idosos recomenda-se vivamente que eles evitem ao máximo circular em público e que procurem permanecer dentro de casa, cuidando de maneira criteriosa suas higienes pessoais.

Ainda sobre o Coronavírus, a diretoria do Clube UVA - União dos Veteranos Andradenses, emitiu uma nota sobre o assunto declarando que pelo prazo de 30 dias as piscinas e as saunas do local estarão fechadas e os jogos de futebol com time visitantes e festas e eventos na área social do clube estão suspensos. 

A nota diz ainda que em caso de necessidade esta situação poderá ser prorrogada.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!