Jacutinga celebra Marco da Renovação da Primeira República
04/10/2019 13:14 em Regional

 

Nesta quinta-feira (03) foi celebrado em Jacutinga pelo segundo ano consecutivo o “Marco da Renovação da Primeira República”. Durante a solenidade foram homenageados os combatentes da Revolução de 32 que tombaram no município. 

O evento ocorreu no Cemitério Municipal e contou com a presença de várias autoridades, entre elas  do Coronel e Historiador César Brás Ladeira. A Banda da Polícia Militar também se apresentou durante a cerimônia.

O “Marco da Renovação da Primeira República” lembra quando as forças federais conseguiram a rendição dos revolucionários paulistas, após 86 dias de batalha. As autoridades homenagearam os combatentes com uma coroa de flores no túmulo em que foram sepultados.

O Dia do Marco da Renovação da Primeira República tem como objetivo reconhecer a decisiva colaboração mineira na condução dos destinos da República. A entrada de Minas Gerais na Revolução de 1932 deu-se sob a liderança de Olegário Maciel, para garantir a unidade e o governo provisório de Getúlio Vargas, além do comprometimento de Minas Gerais com os ideais revolucionários de 1930.

A região do Sul de Minas foi absolutamente estratégica para o movimento, por sua localização, uma vez que liga Minas Gerais aos estados do Rio de Janeiro e São Paulo. As maiores batalhas foram travadas no setor do túnel da Serra da Mantiqueira, porém as cidades como Jacutinga, Ouro Fino, Pouso Alegre, Passa Quatro e Poços de Caldas também serviram como bases para as batalhas.

O fim do movimento ocorreu com a rendição dos revoltosos paulistas em 3 de outubro, mesma data do início da Revolução de 1930.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!