Quadro Viver Bem: endocrinologista Carolina Andrade fala sobre tireoide
11/07/2019 14:10 em Regional

 

A tireoide é uma glândula que produz hormônios e que regula importantes órgãos humanos como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. Ela fica na parte anterior do pescoço e atua no desenvolvimento de crianças e adolescentes, no peso, na memória, na regulação dos ciclos menstruais, na fertilidade, na concentração, no humor e no controle emocional.

Mas quando a tireoide não funciona corretamente ela pode liberar hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente. Para falar sobre o assunto o Quadro Viver Bem, oferecido pela Unimed Andradas, conversou com a médica endocrinologista Doutora Carolina Andrade. De acordo com ela as pessoas se acostumaram a referir-se a tireoide como uma doença, esquecendo-se que ela na verdade é somente uma glândula. 

Ainda de acordo com a Doutora Carolina os problemas na tireoide surgem naturalmente e quando hormônios são liberados em quantidade insuficiente surge o hipotireoidismo. Porem, ao contrário, quando liberados em excesso, tem-se o hipertireoidismo. 

Em alguns casos, quando o tratamento com medicamentos não surte o efeito desejado, uma dose de radio iodo pode ser necessária.

Disfunções na tireoide podem acontecer em qualquer etapa da vida, sendo mais comum em mulheres. Porém, algumas crianças podem nascer com o problema e para detectá-lo é realizado o “Teste do Pezinho”.

O tratamento varia de acordo com o tipo de disfunção na tireoide e em alguns casos pode ser indicada até mesmo uma intervenção cirúrgica.

Finalizando, a médica endocrinologista Carolina Andrade realça que mulheres que pretendem engravidar precisam de uma avaliação da tireoide, sem o que podem ter problemas durante a gestação e até mesmo perder a criança.

 

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!