
Ontem, 19, a Prefeitura de Caldas, (MG) publicou um novo decreto que flexibiliza o funcionamento do comércio na cidade.
O decreto também autoriza o retorno das atividades presenciais em creches do município. De acordo com o texto as creches podem voltar a realizar as atividades presenciais a partir desta quarta-feira, 21.
Já as aulas da rede municipal, por meio do sistema híbrido, podem retornar no dia 2 de agosto. A autorização vale para ensino infantil, ensino fundamental, ensino médio e também para cursos técnicos.
Já o comércio, pode funcionar das 5h à meia-noite, com 50% da ocupação e distanciamento de 1,5 metros.
Após a meia-noite, os estabelecimentos devem fechar e podem comercializar apenas por delivery.
Está proibida a realização de shows e apresentações ao vivo nos estabelecimentos comerciais, especialmente bares e restaurantes. Os postos de combustíveis e as farmácias podem funcionar por 24 horas.
O decreto ainda permite a locação e/ou empréstimo de imóveis e espaços privados, incluindo sítios, chácaras e similares, limitando o número máximo de 10 pessoas do núcleo familiar.
Outras medidas que voltaram a ser liberadas foram igrejas e templos religiosos que podem funcionar com 50% da capacidade e distanciamento 1,5 metro a ser aplicado em filas e cadeiras.
Está permitido também o funcionamento da feira-livre no âmbito do município; hotéis e pousadas podem funcionar com 50% da capacidade. A prática de esportes coletivos também foi autorizada.
Foto: Ascom Caldas